Estilo Hygge nos dias de hoje

20 May, 2019



Este estilo surgiu na Escandinávia, onde o longo e rigoroso inverno obriga a população a passar bastante tempo dentro das suas residências. Hygge não é apenas um estilo de decoração, é um estilo de vida! A necessidade de redescobrir a casa impõe-se.




Os Pequenos Prazeres da Vida
Uma casa confortável, vivida com a família, com os amigos, com jogos de tabuleiro, com livros, com receitas da avó... faz bem à alma! Pequenos prazeres da vida ao nosso alcance e que tantas vezes passam despercebidos.




Funcionalidade e Intimismo
A funcionalidade e simplicidade impõe-se ao estilo. Esta tendência tanto se aplica a casas pequenas, como também a casas mais espaçosas. Usar objectos de valor sentimental e que lembrem momentos especiais da vida. Nas paredes, quadros com fotos são uma grande tendência.




Cor, Luz, Texturas
Valorizar ao máximo a luz natural. Usar cortinas fluidas e transparentes, almofadas fofas, mantas, objectos de decoração em cores claras que ajudem a reflectir a luz e a tornar os ambientes mais iluminados. Se for usada uma cor mais vibrante que seja em pequenos detalhes, sem exageros.




Madeiras
Móveis em tons claros e em madeira natural acrescenta também a fator "natureza" e a ligação à terra. Pode também usar-se em painéis nas paredes, nas cabeceiras das camas e pisos.



Plantas
As flores e plantas são elementos que darão harmonia à decoração da casa. As mais utilizadas neste estilo são os cactos e suculentas, pois além de serem bonitas e variadas, sobrevivem facilmente em qualquer ambiente. As grandes folhagens da Costela de Adão em um bonito vaso ganham destaque neste movimento.



No essencial, a beleza e o bem-estar está nos pequenos detalhes que fazem da decoração da casa algo pessoal e intimista. Prontos para aderir ao estilo Hygge?

Artigo publicado na Revista Construção Civil e Decoração (2020)